Entry: HISTÓRIA UNIVERSAL I Wednesday, June 14, 2006




HISTÓRIA UNIVERSAL CONCISA

O HOMEM NA SUA LONGA VIAGEM PELO TEMPO:
1. Descobre a agricultura, torna-se sedentário, domistica os animais, tece fibras vegetais e animais, fabrica cerâmica e enterra os seus mortos.
2. Sociedade: A organização de um grupo maior de pessoas.
Tendo o homem domesticado o animal, começa a viver em grupos.
Surgiram as primeiras tribos. (a título de humor não foi destas tribos que saiu a música tribalista do Pedro Abrunhosa). O homem do Neolítico, torna-se sedentá¡rio, e começa a viver em sociedade, conjuntamente com outros homens.
Linguagem: Quando o homem conseguiu comunicar-se com os outros homens, desenvolveu uma linguagem. Tempos depois, essa linguagem transformou-se em escrita.
A escrita é formada por símbolos ou desenhos das pessoas que vivem numa sociedade ou num determinado territtório.
Cultura: É o modo de vida das sociedades, ou seja, o que comiam, como construiram as suas casas, quais os deuses que adoravam, etc.
Civilização: É a forma de como entendemos as diversas culturas e cujos valores e criação permanecem vivos por longo período no tempo e em determinado espaços geográficos.

Divisão do trabalho: com a descoberta do ciclo das colheitas, o homem percebeu que era necessário que todos os elementos do grupo trabalhassem a terra. Aos poucos, cada membro do grupo começou a especializar-se no que melhor sabia fazer segundo as suas habilidades. Princípio do mais hábil, e em que o mais forte torna-se o Chefe.
- As civilizações do Extremo Oriente:
China e Japão
1. Seda e porcelana.
2. É uma sociedade em que não existe mobilidade entre as classes sociais, pois os individúos tinham o seu lugar determinado pelo nascimento.
3. A China, influenciou os japoneses na religião e na estrutura social.
- Egipto Antigo

   0 comments

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments